RECORDE DE VEÍCULOS NA ADUANA DE PORTO MAUA

No dia 21 de abril de 2011, feriado nacional de Tiradentes houve o maior fluxo de veículos da história num só dia nas Aduanas de Porto Mauá (Brasil) e Alba Posse (Argentina).

Às 8h30min, a fila de veículos atingiu 1.200 metros de extensão. Às 9h30min, estava com 900 metros, neste horário ainda havia fila de pessoas comprando passagens na bilheteria em anexo ao prédio da Aduana. No horário de fechamento do porto às 11h30min ainda havia 35 veículos na fila, que só efetuaram a travessia à tarde.

A fila iniciou em frente à Aduana, localizada na Rua Uruguai e se estendeu até o final do prolongamento da RS 344, localizada às margens do rio Uruguai, em frente aos pavilhões onde é realizado anualmente a Festa dos Navegantes, sendo que em parte deste prolongamento a fila de veículos estava nos dois sentidos. Esta fila completou o círculo, ou seja, iniciou em frente da Aduana e terminou onde iniciava a fila, ao lado da Aduana, no prolongamento da RS 344.

A primeira balsa efetuou a travessia às 8h30min, transportando 34 veículos.

Pela manhã, se deslocaram à Argentina 225 veículos e entraram no Brasil 128, à tarde se deslocaram 97 e entraram 169, ou seja, foram à Argentina 322 veículos e entraram no Brasil 297, totalizando 619 veículos, o recorde de veículos num só dia.

O maior movimento da história havia ocorrido no dia 07 de setembro de 2007, feriado nacional no Brasil, quando a fila atingiu 1.700 metros, às 7h30min. Neste dia, 457 veículos haviam efetuado a travessia de balsa. Devido a extensão desta fila, as aduanas e balsas iniciaram as atividades excepcionalmente uma hora antes do horário normal de porto.

O último grande movimento havia ocorrido dia 20 de setembro de 2010, quando passaram pela aduana 382 veículos.

O feriadão da Páscoa, de 21 a 24 de abril, também foi o de maior movimento da história em feriadões, nestes quatro dias passaram pela Aduana 1.439 veículos, média de 360 veículos por dia, sendo que saíram do Brasil 736 e entraram 703 veículos, distribuídos da seguinte maneira: quinta-feira 619, sexta-feira 195, sábado 247 e no domingo 378.

O maior movimento em feriadões havia ocorrido no feriadão dos finados de 2009, do dia 30 de outubro a 02 de novembro, quando passaram pela aduana 1.218 veículos, média de 304 veículos por dia.

Horário de balsa de segunda a sexta-feira é das 8h30min às 12 horas e das 14h30min às 18 horas e nos sábados, domingos e feriados é das 9 às 12 horas e das 15 às 18 horas.

Para entrar na Argentina o documento do veículo deverá estar em nome do proprietário que o estiver conduzindo, se não estiver deverá vir acompanhado de uma Procuração Pública, dando poderes para o condutor poder conduzir o veículo. Deverá portar ainda o “Seguro Internacional ou Seguro Mercosul / Carta Verde”. Todas as pessoas deverão estar munidas de Carteira de Identidade ou Passaporte (não é válido a Certidão de Nascimento), os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais, na ausência de um ou de ambos, os que estiverem ausentes deverão assinar uma Autorização registrada em Cartório.

Um dos fatores do aumento anual do fluxo de veículos que cruzam a fronteira em Porto Mauá são as distâncias, ou seja, Encarnacion e Ciudad Del Este, ambas no Paraguai, ficam distantes 160 e 280 quilômetros respectivamente, Oberá e Possadas na Argentina, ficam distantes 60 e 160 km respectivamente, tornando se grandes atalhos para as viagens.

A cotação da moeda (peso) da Argentina, tem a menor cotação da história, comercializada a R$ 0,43.

VILSON WINKLER

Oficial Administrativo

Clique no Link abaixo e confira o video no RBS Notícias:

RBS Notícias (Santa Rosa) quinta-feira, 21/04/2011