Ponte internacional entre Brasil e Argentina está próxima de ser concretizada

O dia 23 de fevereiro de 2010 marca um momento importantíssimo rumo a integração dos países do Mercosul. A capital da Argentina, Buenos Aires, foi o local escolhido para sediar o processo de licitação que definirá a empresa responsável pelo estudo técnico do melhor local para construção da tão esperada ponte entre o Brasil e a Argentina. No páreo, os seguintes pontos estarão sob análise:

• Porto Mauá - Alba Posse
  • Porto Xavier - São Xavier
  • Itaqui - Alvear

Em relação à disputa entre empresas, esta conta com a participação de três concorrentes, sendo dois consórcios mistos (ambos países), e ainda uma empresa gaúcha. A partir de então, como houve mais de um pretendente, segue a fase de avaliação das empresas no aspecto de qualificação técnica dos profissionais e estrutura de trabalho de cada uma delas.

Segundo informações, em até 30 dias poderá ser conhecida o grupo vencedor, considerando que, nestes casos onde envolve grandes investimentos e interesses, poderá haver dilatação do prazo, ocasionado por pedido de recurso provocado pelas empresas participantes, ou ainda pela própria comissão julgadora.

Estiveram presentes no ato de abertura das propostas: a Deputada Estadual Zilá Breitenbach e Paulo Azeredo; o Deputado Federal Ruy Pauletti; representantes dos municípios brasileiros de Itaqui e Porto Mauá. Representando o ponto de fronteira Porto Mauá/Brasil e Alba Posse/Argentina, se fizeram presentes Airton Bertol da Silva - Presidente da Fundação Pró-Ponte Porto Mauá / Alba Posse e o Sr. Nelson Carvalho, Intendente (Prefeito) do Município de Alba Posse.

A região aguarda com expectativa o resultado deste processo, pois a realização deste empreendimento local significará um grande salto para o desenvolvimento e a integração sócio-econômica dos países do Mercosul.

Fonte:  http://www.regiaoceleiro.com.br